Pular para o conteúdo principal

CNJ aprova resolução que disciplina a lei das escrituras

CNJ aprova resolução que disciplina a lei das escrituras O preço dos serviços cobrados em cartórios para a realização de separações, partilhas e inventários consensuais acaba de ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
image
Veja também : divórcio consensual 
O preço dos serviços cobrados em cartórios para a realização de divórcios, separações, partilhas e inventários consensuais acaba de ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
De acordo com a resolução nº. 35, aprovada pelo órgão nesta terça-feira (24/04), a cobrança pelos serviços não pode ser proporcional ao valor dos bens envolvidos na causa.
Essa cobrança proporcional - que acabava encarecendo consideravelmente os trâmites - vinha sendo praticada por cartórios desde o início do ano, quando foi aprovada a lei 11.441, conhecida como a lei das escrituras. Pelo caráter inovador da nova legislação, seu conteúdo gerou muitas divergências, controvérsias e dúvidas com relação à sua aplicação. E muitos cartórios começaram a cobrar alto pelos serviços, contrariando os objetivos da nova lei, que seria o de proporcionar as escrituras a um menor custo à população.
A Cobrança dos Serviços De acordo com a resolução do CNJ, “a cobrança pelos serviços deve corresponder ao efetivo custo e à adequada e suficiente remuneração pela sua prestação”. Além disso, o documento também deixa claro que está vedada “a fixação de custas em percentual incidente sobre o valor do negócio jurídico objeto dos serviços notariais e de registro”.
Segundo o corregedor nacional de Justiça, ministro Antônio de Pádua Ribeiro, “é de suma importância que os objetivos visados pela lei não sejam prejudicados pela adoção de entraves burocráticos e exigências desnecessárias acabem por inviabilizá-la e frustrar sua finalidade”.
A resolução 35 tem 53 artigos e também fixa que as escrituras públicas de inventário e partilha, separações e divórcios consensuais não dependem de homologação judicial e são títulos aptos para o registro civil e o registro imobiliário e para a transferência de bens e direitos. Essas escrituras públicas também podem ser utilizadas para a promoção de todos os atos necessários à concretização das transferências de bens e levantamento de valores em órgãos como o Detran, junta comercial, registro civil de pessoas jurídicas, instituições financeiras e companhias telefônicas, entre outras.
A resolução destaca ainda a gratuidade das escrituras de inventário, partilhas, separação e divórcio consensuais nos casos de apresentação de declaração dos interessados de que não possuem condições de arcar com as custas, ainda que as partes tenham advogado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário se refere ao setor da economia que engloba a compra, venda, locação e administração de imóveis, que podem ser residenciais, comerciais ou industriais. É um mercado bastante dinâmico e influenciado por diversos fatores, como a economia do país, a oferta e demanda de imóveis, a política de crédito imobiliário, as condições de infraestrutura das cidades, entre outros. No Brasil, o mercado imobiliário tem apresentado crescimento nos últimos anos, impulsionado pela melhoria das condições econômicas e do aumento do acesso ao crédito. Além disso, o país tem passado por um processo de urbanização crescente, o que tem gerado um aumento na demanda por imóveis, especialmente nas grandes cidades. Conheça aqui : imobiliaria campo largo imobiliaria em campo largo imóveis em campo largo Para quem deseja investir no mercado imobiliário, é importante ter conhecimento das tendências e oportunidades do setor, bem como das particularidades do mercado local. É também recomendado conta

Perfumes importados

   Kouros Silver EDT Um perfume criado por Michel Girard e Olivier Pescheux. Lançado em 2015,  Kouros Silver de  Yves Saint Laurent .   celebra a masculinidade unindo estilo e poder. A personificação da nova fragrância dos deuses vivos, representada pela prata brilhante, símbolo da razão de ser do homem moderno. Amadeirado Aromático Ainda que os acordes amadeirados sejam o tema principal destas fragrâncias, elas ainda mesclam ingredientes aromáticos, como alecrim, sálvia e gengibre, entre outros, que oferecem frescor e refinamento aos perfumes. Notas de Saída: Maça Verde. Notas de Corpo: Sálvia. Notas de Fundo: Âmbar e Notas Amadeiradas.  Perfumes importados ,   Essencias importadas ,   Essências importadas

Perfumes contratipo

  Os perfumes contratipos, também conhecidos como perfumes inspirados, representam uma alternativa acessível e versátil para os amantes de fragrâncias. Essa categoria de perfumes é inspirada em fragrâncias famosas e luxuosas, oferecendo uma opção mais econômica sem comprometer a qualidade olfativa. A popularidade dos perfumes contratipos cresceu significativamente, proporcionando uma ampla gama de opções para aqueles que desejam experimentar aromas sofisticados sem o custo elevado. Uma das principais características dos perfumes contratipos é sua semelhança com fragrâncias renomadas. Essas criações capturam as notas olfativas distintas de perfumes de grife, proporcionando uma experiência olfativa semelhante. Isso permite que os consumidores desfrutem de aromas exclusivos, muitas vezes associados a marcas de prestígio, a preços mais acessíveis. A versatilidade dos perfumes contratipos é um atrativo adicional. Com uma variedade de opções disponíveis, os consumidores podem encontrar